• Foto do escritorACIERJ - COMUNICAÇÃO

Qualificação de pescadores para impulsionar terminal de pesca do Barreto

A indústria pesqueira de Niterói está dando passos firmes em direção à revitalização, com a Prefeitura de Niterói liderando esforços para impulsionar o desenvolvimento do setor, especialmente com a implementação do Entreposto de Pesca do Barreto.

Nesta semana, um curso de formação de Aquaviários Pescador Profissional Nível Um marcou mais uma etapa nesse processo.

Igor Baldez, sub-secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e presidente da ACIERJ, ressaltou a importância dessa iniciativa:

"Estamos fazendo a nossa parte. Esse curso é fundamental para o resgate do município nesta vocação de Niterói. A qualificação é essencial."

O curso, realizado em parceria com a Prefeitura de Niterói, o Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes), o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj), a Capitania dos Portos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), teve como objetivo capacitar 43 pescadores experientes e iniciantes para atuarem de forma mais eficiente no novo empreendimento.

Essa iniciativa visa não apenas fornecer conhecimentos técnicos essenciais, mas também preparar os pescadores para trabalhar em conformidade com as regulamentações marítimas, garantindo assim um ambiente mais seguro e eficiente para a atividade pesqueira.

Com a dragagem e a implementação do Terminal de Pesca do Barreto, espera-se uma melhoria significativa na infraestrutura e nas condições para o desenvolvimento da atividade pesqueira em Niterói. Essa iniciativa reflete a visão de parceria entre o setor público e os diferentes atores da indústria pesqueira, buscando um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo para Niterói e toda a região.

A ACIERJ reconhece a importância desses esforços para o fortalecimento do setor pesqueiro local e reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e social de Niterói e do estado do Rio de Janeiro como um todo.