top of page
Buscar
  • Foto do escritorACIERJ - COMUNICAÇÃO

Programa Niterói Cidadã fortalecerá o Terceiro Setor

Programa prevê capacitação para que entidades consigam realizar ações em benefícios dos cidadãos


Capacitar Organizações Não Governamentais para que aprimorem a gestão, elaborem projetos e captem recursos de forma independente. Este é o objetivo do programa Niterói Cidadã, lançado no último dia 19 pela Prefeitura de Niterói. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), conta com a atuação voluntária da primeira-dama do município, Christa Grael, que durante 12 anos esteve à frente do Projeto Grael, conhecendo de perto os desafios e o potencial do Terceiro Setor na implementação de ações que visam ao desenvolvimento econômico e social.


A primeira fase do programa é o Portal de Serviços, um questionário a ser respondido pelas entidades para que seja elaborado um diagnóstico do segmento e definidas estratégias de atuação do município.


O Niterói Cidadã está sendo estruturado a partir de três eixos de ação: formalização, captação de recursos e capacitação. O projeto Niterói Cidadã vai proporcionar que as grandes ideias dessas organizações se tornem projetos viáveis, impactando positivamente o município e seus cidadãos. Para que a Prefeitura de Niterói possa atuar fortalecendo o setor, é importante que cada entidade aponte suas principais demandas.


O Município oferecerá cursos e capacitações através da Escola de Governo e Gestão, fortalecendo as instituições para que elas tenham condições de elaborar projetos e buscar apoio para colocá-los em prática.


O programa contará com a participação de diferentes órgãos da Prefeitura, como as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), de Participação Social (Sempas), de Direitos Humanos (SMDH), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS), de Assistência Social e Economia Solidária (SMAES) e do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).



  • Em seguida, faça o login no Portal e busque "Niterói Cidadã" nos serviços em destaque. O questionário ficará disponível até 9 de agosto.

118 visualizações0 comentário
bottom of page