top of page
Buscar
  • Foto do escritorACIERJ - COMUNICAÇÃO

Primeiro coworking público feminino da América Latina dá oportunidades a mulheres de Niterói

O Espaço Empreender é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói que tem por objetivo criar um ambiente público exclusivo para mulheres empreendedoras e aspirantes a ter seu próprio negócio.


Inaugurado em março, o Espaço Empreender é o primeiro coworking público feminino da América Latina e está localizado no Centro de Niterói, de fácil acesso para todos.


A porta de vidro fosco que se abre para o Espaço Empreender simboliza uma nova vida e esperança para muitas mulheres. Dentro do ambiente, elas encontram orientação e capacitação profissional, seis computadores, uma área kids para deixarem os filhos enquanto trabalham, sala de reuniões para até 12 pessoas e espaço colaborativo de vendas com os negócios que mais se destacarem nos programas de capacitação da Codim.


A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, destaca a importância do empreendedorismo e da geração de renda para a autonomia financeira da mulher.

"A violência contra as mulheres está muito atrelada à dependência econômica. Criamos esse espaço para que elas tenham um ambiente público exclusivo, para que possam se apropriar e desenvolver seus negócios e estabelecerem redes. Aqui mesmo já tivemos casos de mulheres que fizeram conexões entre elas e a partir disso, ampliaram seus negócios. O enfrentamento às violências contra as mulheres não depende só do atendimento à mulher que foi vitimizada e que passou por uma situação de agressão. A gente precisa oportunizar a essas mulheres condições de trabalho, de capacitações, de formação, de incentivo ao empreendedorismo. O Espaço Empreender Mulher tem esse objetivo. Ser um espaço que dê condições para que a mulher construa a sua autonomia econômica, a sua independência e o seu direito de fazer escolhas sobre a sua própria vida”

, destacou Fernanda Sixel.


Segundo o Sebrae, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio no Brasil, sendo que 45% delas são chefes de família, as responsáveis pela principal e, muitas vezes, única renda de seus lares. Empreendedoras como Fernanda Rodrigues e Lívia Fernandes comemoram o Espaço Empreender, que representa uma conquista para todas as empreendedoras de Niterói. Elas já estão planejando a ampliação de seus negócios com o apoio do coworking.

“É uma vitória muito grande, uma conquista para todas nós, empreendedoras de Niterói. Eu tenho uma marca de bijuterias e não tinha espaço físico para expor minhas peças. Agora temos um ponto para ampliar nosso networking e uma área para expormos nossos produtos”

frisou Fernanda Rodrigues.


O Espaço Empreender é uma iniciativa valiosa que ajuda a promover a igualdade de gênero e a empoderar as mulheres economicamente. Com o estímulo ao empreendedorismo e a criação de oportunidades, a iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

17 visualizações0 comentário
bottom of page