O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da dragagem do canal de São Lourenço foi aprovado pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A licença prévia com as condicionantes para as obras foi publicado no Diário Oficial do estado desta sexta-feira.
Dentre as intervenções, está prevista a reabertura da passagem de água sob a ponte na entrada da Ilha da Conceição, através de um canal que foi aterrado para a construção da Ponte Rio-Niterói na década de 1970.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, a aprovação EIA já permite a remoção de embarcações do local.
— Vamos começar a viabilizar a retirada com empresas que tenham interesse na comercialização do material para que façam as remoções sem custo para o município. Depois, com as devidas licenças, faremos as ações de retirada de lodo e intervenções de maior impacto. O principal objetivo será viabilizar a entrada de barcos no canal. Isso vai trazer empresas e investimentos para o polo offshore de Niterói — diz.
Σχόλια