Buscar
  • ACIERJ - COMUNICAÇÃO

Alunos da primeira turma do curso gratuito de Fibra Óptica em Niterói recebem diploma

O projeto é uma parceria da Acierj, Unisuam e Huawei voltados para jovens carentes

Doze jovens entre 18 e 29 anos, moradores de Niterói, com formação escolar de nível fundamental receberam nesta terça-feira (28) diploma, já são especialistas na área tecnológica de Fibra ótica, e estão prontos para ingressarem no mercado de trabalho. Eles participaram da primeira turma do curso gratuito de fibra ótica que foi desenvolvido pela Huawei em parceria com o Pólen - Polo de Inovação, Empreendedorismo e Internacionalização da Unisuam, conta com o apoio da A Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj).


As aulas foram realizadas na unidade do Pólen em Niterói. A seleção foi feita de acordo com requisitos de idade e vulnerabilidade social presentes no edital. O curso teve uma carga horária de 30h de conteúdo teórico e prático..O cronograma também contou com desenvolvimento de competências para lidar com as próprias emoções, estudos sobre ética e atitude profissional, além de mentorias sobre empregabilidade.




O laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX), foi instalado pela Huawei, no Campus Centro da UNISUAM, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para a geração NEM-NEM, jovens e adultos que nem trabalham e nem estudam. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Huawei Brasil, PÓLEN - Polo de Inovação e a Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro – ACIERJ, inaugurado em março de 2021.

“Quando fizemos essa parceria tínhamos certeza de que estaríamos abrindo oportunidades para muitos jovens terem um novo ofício e estarem aptos a ingressar no mercado de trabalho. Essa é a primeira de muitas das turmas que terão essa oportunidade. No atual cenário mundial a utilização da fibra ótica é de extrema importância e esses jovens tem hoje essa capacitação. Como uma associação que reúne empresários de pequeno, médio e grande porte, pensamos sempre em apoiar projetos que possam ofertar não só mão-de- obra, mas abertura de novas frentes e oportunidades que façam alavancar a economia de forma diversificada. A Acierj está vislumbrando esse mercado tecnológico para dar oportunidades a vários segmentos.”

afirmou Igor Baldez, presidente da Acierj.



Os alunos também contarão com o apoio no acompanhamento com empresas, para tentar ajudar a inseri-los no mercado de trabalho.

"Programas como esses são necessários para além de capacitar os jovens, mostrá-los que é possível ir além e realizar seus sonhos”,

destacou Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen – Unisuam.


“O curso de Fibra Óptica surgiu como uma excelente oportunidade de desenvolvimento para que essa parcela da população obtenha uma formação técnica de qualidade”,

reforçou Arapuan Motta Netto, reitor da Unisuam. “

5 visualizações0 comentário