Buscar
  • ACIERJ - COMUNICAÇÃO

Acordo entre Niterói e Braga pode ajudar a alavancar novos negócios na cidade

Acierj-RJ pretende apresentar a empresários e consultores da cidade da Braga, o potencial econômico e turístico do município.


Com o objetivo de estabelecer parcerias comerciais e troca de informações entre os países que possam levar a impulsionar e fomentar novos negócios em conjunto, a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro ( Acierj) , com sede em Niterói, assinou protocolo de cooperação com a Associação Comercial de Braga , em Portugal. A partir do acordo, representantes das duas instituições começarão a elaborar organogramas de visitas mútuas e buscar formas de colocar em prática ações que possam abrir caminho para intercâmbios em áreas de aperfeiçoamentos e propostas para geração de emprego e renda que beneficie as duas cidades.


O acordo foi assinado entre os presidentes da Acierj-RJ, Luiz Paulino Moreira Leite, e o da Associação do Comércio, Turismo e Serviços, Domingos Macedo Barbosa. As duas associações que são membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) e da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa).

“Nada mais justo elaborarmos esse acordo de intenções num momento como este em que o mundo inteiro busca formas e parceiros que tenham identidade, para ampliar os seus horizontes em busca de soluções econômicas a curto, médio e longo prazo. Em se tratando de Portugal, começamos a alinhar com uma das maiores cidade e economia daquele País. Além disso, comungamos de valores culturais, linguísticos e interesses comerciais comuns. É muito importante para ambos os lados o fortalecimento das relações comerciais e econômicas“,

analisa o presidente da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro , Luiz Paulino Moreira Leite .

Luiz Paulino acrescenta que o acordo é de extrema importância neste momento como uma forma ainda de ampliar a integração regional entre a União Europeia e Mercosul, almejando aproximação entre a Europa e América Latina, intensificando as relações e interesses comerciais.


O vice-presidente da Acierj-Rj , Igor Baldez foi o responsável por ciceronear os portugueses que estiveram em Niterói conhecendo as belezas da cidade.

“ Fizemos um encontro no mês passado e por estarmos na pandemia, logicamente, cumprimos todos os protocolos sanitários . Eles conheceram a cidade e se encantaram com as belezas naturais e com o potencial turístico que Niterói, entre outras coisas. Será uma troca de experiências e parceria que tem tudo para dar um bom retorno a cidade“.

observa Igor Baldez.


Lembrando que a cidade tem ainda um grande potencial de investimentos para a área naval , tecnológica e de construção civil, que terá que ser trabalhado prevendo um Laboratório de Técnologia. No mês de março, Niterói recebeu o primeiro laboratório de fibra óptica (FTTH/FTTX ) do estado. Foi instalado pela gigante Huawei, no Campus Centro da Unisuam, com o objetivo de ofertar cursos de capacitação para geração NEM-NEM, jovens e adultos, que nem trabalham e nem estudam. A iniciativa é fruto da parceria entre a Huawei Brasil, Pólen- Polo de Inovação e a Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro.




Texto original por GABRIELA NASSER em www.gabrielanasser.com.br 

176 visualizações0 comentário